Wednesday 2 July 2008

Jornal O Estado do Tapajos pelo wise Sebastião Imbiriba

Estado do Tapajos de GIL SERIQUE – REFERÊNCIAS
Estou com uma fila livros aguardando a de vez de serem lidas e apreciados. O primeiro é “East to the Amazon” (A Leste da Amazônia), de John Blashford-Snell e Richard Snailhain. O Segundo, “Drowning World - a novel of the commonwealth” (Mundo Alagado - uma novela do bem-estar-comum), do autor de bestsellers Alan Dean Forster. O ultimo, “The Thief at the End of the World - Rubber, Power and the Seeds of Empire” (O Ladrão no Fim do Mundo - Borracha, Poder e as Sementes do Império), de Joe Jakson, autor do incrível trabalho de pesquisa de “World in Fire” (Mundo em Fogo) que li e comentei recentemente.
O que estas três obras têm em comum? Todas fazem referencias ao nome de conterrâneo muito especial, Gil Serique.
“East to the Amazon”, para meu gosto literário e preferências por informações científicas, dentre as três obras a menos interessante, relata como, em maio de 2001, John Blashford-Snell,e sua equipe partiram através da densa floresta tropical da Bolívia em busca do Grande Paititi, a mística letra que os conquistadores espanhóis denominaram El Dorado, e dos segredos de suas rotas de comércio para o Velo Mundo.
Os aventureiros percorreram rios perigo em jornadas incríveis em pleno coração da Amazônia, onde encontraram e obtiveram ajuda de Flavio e Gil Serique.
“Drowning World” é uma obra de ficção cientifica – sobre Fluva, imaginário planeta onda chove o ano todo, exceto um mês – dedicada por Alan Dean Forster a Gil Serique por causa de... “Mamirauá, a floresta inundada, onde vimos a preguiça de três dedos, o boto rosa e o elusivo macaco uacari branco. A força do Iguaçu. A cerimônia do candomblé nas favelas de Salvador. Os grandes jacintos azuis do Piauí, Os pássaros de Itatiaia. A observação de capivaras e jacarés. A estupenda festa gastronômica no pequeno restaurante de Tefé. O licor caseiro de maracujá no Dia das Mães na Bahia. O mercado de Manaus e os sorvetes que tomamos lá e em Barreiras. E, o mais memorável, nadar com lontras gigantes no Pantanal”,
De todos, “The Thief at the End of the World” me parece a obra mais importante, quer pelo primoroso trabalho de pesquisa–para a qual contribuíram, entre outros, meus amigos Cristovam Sena e Elcio Amaral - quanto por se, tratar de assunto pertinente a Santarém. Joe Jackson narra a estória de Henry Wickham, que se aventurou pelas escuras fiorestas da Venezuela e do Brasil, das quais emergiu com setenta mil sementes de seringueira, obtidas ilegalmente, - o primeiro caso -de bio-pirataria em massa da era moderna O autor enviou a Gil Serique um exemplar com a seguinte dedicatória:
“Gil, I couldn’t have written this without you, pal. It’s as much your book as it is mine. Best, your friend, Joe Jackson (Gil, eu não poderia ter escrito isto sem ti, meu chapa. Este livro é tão teu quanto meu. Tudo de bom, teu amigo,Joe Jackson.”
Além de haver contribuído para a produção literária de outros,Gil possui seus próprios méritos como autor de “Birds - Your personal guide to Amazon wildlife (for the inquisitive initiate)”
(Pássaros - Seu guia pessoal para a vida selvagem da Amazônia [para o iniciado inquiridor. Eis o que Alan Dean Foster, autor de Star Trek, Star Wars e Alien, escreveu sobre “Birds”: “Mestre guia e naturalista, Gil Serique não apenas vive na Amazônia...!Ele vive a Amazônia-cada dia de sua vida. Desde suas populosas e vibrantes cidades às pequeninas nas vilas que abraçam igarapés margeados de árvores, das filas de formigas hiper-ativas, em busca de alimento, à onça que, silenciosamente, percorre sombras beijadas pela Lua, enquanto ruidosos macacos fazem coro nas topas, ninguém conhece os segredos do grande rio, e do território que o envolve, melhor do que Serique”.