Saturday 2 August 2008

Foresta Nacional do Tapajos


FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS (Pará )
Unidade de Uso Sustentável
Municipios de Belterra, Placas, Santarém, Aveiro e Ruropolis.
Área: 600.000 ha
Criação: Decreto 73.684 (19/02/1974)

Floresta Tropical Densa com ocorrências de campina, campinarana em áreas restritas de campos naturais.
Rio Tapajós, Rio Curuá-Una, Rio Moju e adjacentemente o Cupari ao sul são os principais rios.

Temperatura média de 25°C; precipitação de 1.900mm(Dezembro a Maio); Umidade relativa do ar de 88%.
A maioria das vinte e quatro comunidades (1100 famílias) que encontram-se nos 600.000ha da FLONA Tapajos,estão localizadas as margens do Rio Tapajós e vivem do extrativismo e agricultura de subsistência praticada particularmente nas “terras pretas de índio”, localizadas a 2k da margem do Rio Tapajós e mais recentemente do ecoturismo.

Andiroba, frejó cinza, sucupira, pau’d’arco, amapá, castanha do pará, cumarú, itaúba, maçaranduba, tachi bravo-da-mata, frejó comum, quaraborama e fava arara tucupi são espécies de arvores em destaque.
A fauna de mamíferos é composta por Macaco-Aranha, Onça Pintada, Tamanduá Bandeira, Anta, Preguiça-real, Lontra, Ariranhas e Peixe-boi são encontrados entre uma variedade de outros mais comuns, como Pacas, Cotias, Veados, Porcos do mato, Tatus, Macaco prego, Guaribas, Macaco suim e de cheiro.
Arara-azul-grande, Arara-vermelha-grande, Arara-canga, Curica-Urubu, Ararajuba, Gaviao-Real, Tucano-de-bico-preto, Gavião Tesoura, Gavião de penacho e aves terrestres e semi-terrestres como Mutum-cavalo, macuco, mãe-da-taoca-de-cara branca e Mãe-da-lua gigante são apenas algumas da muitas espécies que compõem a ave fauna da Floresta Nacional d Tapajós.

Entre os peixes o destaque é para o Pirarucu, Tucunaré, Tambaqui, arraias e acaris.
Há muito que se conhecer sobre os aborígenes que aqui viviam e sua cultura milenar, como também uma inquestionável biodiversidade de insetos, repteis e anfíbios, que compõem uma biodiversidade ainda a ser conhecida.
Visite e proteja a FLONA TAPAJÓS - IBAMA – 3523- 2964

No comments: